segunda-feira, 22 de março de 2010

"Necrofilia", ou uma reinterpretação da HQ "Frígida"



Frígida: HQ de extremo mau-gosto publicada na revista Camiño di Rato (escreve-se assim mesmo).
"Necrofilia" é o que o próprio subtítulo diz: uma reinterpretação para "Frígida", vista por olhos femininos.
.
Sempre gostei muito de arte sequencial, ou histórias em quadrinhos, e foi por um acaso que a revista acima mencionada, de publicação em Minas Gerais, veio parar em minhas mãos. Como a maioria dessas revistas independentes, tem algumas coisas legais e muitas nem tanto. Mas a referida estória "Frígida" me levou a algumas ponderações, e resolvi de alguma forma deixar minha crítica aqui. Na mesma linguagem.
Então postei para quem quiser ver a estória original e, abaixo, a crítica, também em arte sequencial. Para a execução, utilizei colagem de algumas imagens da própria estória, com a intenção de mostrar, pelo meu ponto de vista, a verdadeira mensagem passada pelos autores.

(Clique nas imagens para visualizar as páginas em tamanho legível.)
.

Frígida

(a hq original, de autoria de Matheus Moura e Rosemário Souza)



.
"Necrofilia", ou uma reinterpretação da HQ "Frígida"


(reinterpretação de Carmilla le Fanu, ou seja, eu!)





Observações:

# Não tenho um ponto de vista conservador sobre sexo: acho que todas as formas de sexo são válidas desde que todos os envolvidos estejam conscientes e de acordo, o que não acontece em casos de estupro, pedofilia, zoofilia e necrofilia. Acho o abuso sexual abominável em todas as suas formas, e acho doentio quando isso é mostrado como foi na estória "Frígida", com a clara intenção de ser uma estória erótica, sensual (para os homens, óbvio; creio que para a maioria das mulheres a estória cause mal estar e, talvez, indignação, não pelas imagens, que nada tenho contra a pornografia saudável, mas pelo conceito que pretende passar: a eroticidade de um abuso sexual e o desejo por uma mulher imóvel, submissa, servil da maneira máxima que se poderia ser).

# A frase que o personagem pensa na segunda página, "nunca pensei que encontraria uma prostituta virgem" também me levou a pensar sobre a ridícula valorização da virgindade feminina, ainda nos dias de hoje, valorização essa iniciada pela igreja cristã com sua implacável perseguição ao sexo como forma de controle de consciências (quem não faz sexo? todo mundo faz, nascemos do sexo, somos portanto todos pecadores e pecadoras, e a igreja é a salvação. Ainda que levemos uma vida regrada, esse pecado não há como negar). O incrível é esse conceito todo sobreviver ainda nos dias atuais...

A mulher é estuprada e ainda por cima chamada de prostituta...

# Chamo ainda a atenção para o título da estória: como a mulher-defunta não reage, ela é frígida, palavra provavelmente inventada por algum macho ruim de cama que nunca conseguiu satisfazer ou sequer excitar uma mulher.

A frigidez feminina é um mito, o que existem são mulheres amedrontadas pela própria consciência de que sexo é errado e, principalmente, homens brutos que não conseguem despertar a sensibilidade feminina, aí jogam a culpa na parceira...

# Acho que a mensagem que os autores quiseram passar era a da sensualidade da mulher submissa e da força do macho, mas interpretei de outra forma: para mim, a mensagem que passaram foi de uns pobres homens amedrontados pela verdadeira força feminina, que vem se mostrando cada vez maior.

Na minha "estória-crítica", ou "hq-resposta", como denominei, o desejo do homem em ser o poderoso diante da submissão feminina é representado pelo símbolo do super-homem na camiseta enquanto ele supostamente abusa da mulher. À medida que a estória se desenvolve o desenho muda, primeiro para imagens de mulheres nuas, representando a idealização da mulher-objeto, e finalmente para uma imagem de videogame, quando ele já está assustado e a caminho de casa, prestes a se fechar novamente em seu mundinho.

38 comentários:

  1. Se há mulheres frigidas, tambem há homens impotentes. Não tem nada de mais ai. é apenas quadrinhos imorais da cultura trash(lixo).
    prostitutas não tem prazer com clientes.
    Muitas vezes as feministas são umas paranoicas que se sentem atingidas por qualquer besteira que vêem por ai.

    ResponderExcluir
  2. A tira original não é sexista porém a sua é, além de ser de péssimo gosto.

    Verá que penso diferente de você mas não tome isso como uma crítica vazia, seu revanchismo exteriora uma raiva contida na sua mente, talvez por alguma frustração em relação ao prazer, Procure ver as obras de forma mais lúdica e menos pelo vitimismo feminista que vê 'pelo em ovo'.

    Uma observação tardia mas pertinente: o homem 'de verdade' gosta da submissão feminina, logo existe uma alusão a mulher 'frigida' neste caso retratado como uma provocação do autor. Já a sua expele puro revanchismo não pelo fato proposital mas sim pelo deboche das falas, falas essas que registram necessidade de afirmação; o que não é encontrado na tira original.

    ResponderExcluir
  3. Ivo,
    em momento algum eu disse que prostitutas têm prazer com clientes, muito pelo contrário.
    Não me considero feminista, apenas quis expor o meu ponto de vista com relação aos argumentos da estória.

    ResponderExcluir
  4. Aragorn,
    por que você considera a minha tira sexista e a anterior, não? Pelo seu ponto de vista masculino?
    Concordo que as duas são de péssimo gosto, foi proposital, afinal o que fiz foi uma paródia. O que te incomodou tanto? Seria os desenhos dos pênis em close (em lugar da vulva da primeira estória)?

    Você disse que o que fez não foi uma crítica vazia, mas em momento algum eu vi argumentos consistentes, e sim, apenas, a tentativa de me ofender como pessoa e como mulher...

    Não sou frustrada, mas com toda certeza se meu companheiro pensasse como você, eu seria e muito.

    O que é pra você "um homem de verdade"?

    Será que aqueles que vêem na mulher uma companheira, sem hierarquia, e tem prazer nessa relação, são inferiores a você???

    ResponderExcluir
  5. Mais noias feministas em relação a pseudo-sociedade patriarcal! tsc ...

    Assim como os comunas ficam todos ouriçadinhos com os capitalistas, e os acusam de nazismo, as feministas ficam louquinhas quando têm o sexo exposto de forma crua! Ja ja, sobra até pro Almodóvar. rs .....

    O problema das ideologias, é que elas esquecem da biologia e do senso psicologico-social, e impoem o seu ideal de mundo perfeito. Foi assim com o Nazismo, com o Comunismo e está sendo com o Feminismo. Mulheres neuróticas e decadentes como a Solana, expressam bem sua psicologia nazista, através do "amor fraternal" entre homens e mulheres.

    Pronto,agora e chame de machista!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelos momentos de humor, Carmilla.

    http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=41702019&tid=5452640911647275973&start=1

    ResponderExcluir
  7. Carmila colocou o dedo na ferida, e veio as histéricas fanáticas em defesa do quadrinho grotesco colocar seus intestinos para fora...
    agora ela é frustrada, neurótica e nazista....poatz!
    Podem não ter gostado , mas ela fundamentou muito bem a sua critica e fez uma análise realista do que tem por trás desses ''desejos secretos''.
    Eles ficaram todos putinhos, porque ela foi na mosca!
    parabéns pelo artigo Carmila.

    ResponderExcluir
  8. Claro, necrofilia é lindo e normal. Pobre moça neurótica, frígida e mal comida a autora do post. Deve ser até lésbica, afinal é assim que os machistazinhos de merda se referem às feministas ou qualquer outra mulher que toca o dedo na ferida, mesmo que essa não seja. Feminismo incomoda a muitos. Se fosse um Datena da vida falando mal da necrofilia no programa sensacionalista dele, ninguém iria falar nada. Agora só pq é uma mulher que ainda fez uma paródia, ficam machucadinhos e cheios de miguxismo.

    Antes da crítica ao machismo na tira, vemos a crítica à necrofilia, ato nojento e repudiável. Quem é a favor disso, ou defende seja lá sob a ótica que for, deveria ter o cadáver da mãe estuprado no necrotério.

    ResponderExcluir
  9. É curioso como certos tipos de homens não se manifestam assim quando se trata de quadrinhos que tratam a mulher com humilhação e como objeto... Qual é o problema? A carapuça serviu?
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Mulher imóvel e silenciosa é melhor pra esses caras msm...assim o desempenho patético deles não é questionado...

    Muito boa a sua paródia, KKKKKKKKK!

    ResponderExcluir
  10. Virou basicmante, uma discputa de quem alfineta quem - claro, tudo com a mulher é pessoal.

    Ora por que não então, criticar os filmes de terror, tipo Evil Dead e Hellraiser?
    Todo eles mostram monstruosidades terriveis, contra o ser humano. Tão procurando pêlo em ovo.

    ResponderExcluir
  11. O negócio é ser contra uma feminista, ou uma mulher que talvez nem seja, mas que tenha tocado o dedo na ferida de alguma forma. Para isso vale defender até defender a apologia à necrofilia. Afinal, senhor Maldito, vc fez alusão até a biologia. Claro, diversos animais na natureza transam com cadáveres. Darwin disse isso. Que ignorância a minha!

    Daqui a pouco vão defender a pedofilia tb, basta uma feminista escrever uma crítica.

    ResponderExcluir
  12. Interprete o texto, acefalóide!

    ResponderExcluir
  13. Não tem esse negocio de "dedo na ferida". O problema é que se o homem discordar de uma feminista ele é rechaçado e acusado de machista. Assim não dá, agente quer ajudar mas não podemos ficar concordando com qualquer paranóia feminista por aí. Só merece ser ouvido, quem se dispoe a ouvir os outros tambem. Tem hora que temos que ser cinceros. Não estou do lado de homem e nem de mulher. A minha posição é arbitrária.

    ResponderExcluir
  14. Escreva direito, acefalóide!

    ResponderExcluir
  15. rsrsrsr
    ah , que isso, elas estão descontroladas!!!


    A carmila fez o artigo, argumentou brilhantemente, fez sua análise e os ''necrófilos'' ficaram putissimos. Não sei porque......
    ora ora, quem começou a chutar o pau da barraca foram vcs, chamando ela de nazista, frustrada, paranóica e outros esteriótipos que adoram usar em cima de quem os critica. Ao invés de argumentarem, preferiram tentar ofende-la e desqualifica-la.
    engraçado que , qualquer mulher que critique é feminista, não dá para entender. Precisa ser feminista para fazer isso, acho que não. Qualquer mulher (feminista ou não) que tenha o minimo de bom senso, vai repudiar essa historinha escrota e de péssimo gosto. Mas não precisa ''xilicar'', ninguém aqui vai censurar as revistinhas, mas , não nos obriguem a achar isso cool, demais, master blaster porque não achamos e temos o direito a nossa opinião e interpretação.

    ResponderExcluir
  16. olá, meus caros, os que me apóiam e os que me xingam, que a vida é feita disso...
    Só queria deixar uma observação: é engraçado que em momento nenhum eu me coloquei como feminista... isso veio de vocês, quem está vendo "pelo em ovos"?
    O que eu fiz foi apenas mostrar o meu ponto de vista sobre o que li em uma revistinha que por um acaso veio parar em minhas mãos.
    É claro que a revista foi feita por homens; isso estaria claro mesmo se não tivesse o nome dos autores... e talvez por eu ser mulher (o que não é sinônimo de feminista), acabei lendo uma mensagem diferente da que eles quiseram passar, e foi isso que quis mostrar. Fiquei imaginando o tipo de mente que criaria alguma coisa deste nível, seus motivos, li nas entrelinhas, e acabei fazendo como se a estória original fosse a fantasia do rapaz da estória-paródia. Não pude deixar de imaginar os autores como o dito rapaz... Não acho que sejam realmente necrófilos, nem que teriam atitude de levar a cabo um ato como esse (realmente espero que não, apesar que vejo com maus olhos a simples apologia ao abuso sexual): é mais fácil viver da fantasia, dos pôsteres de mulheres idealizadas ou infláveis, que também não falam...
    Ou com prostitutas, essas moças indispensáveis à sociedade, que saibam cumprir o seu papel.

    Eu já esperava esses xingamentos, pois sempre que alguma mulher se mete a fazer esse tipo de crítica, ela é taxada de frustrada, mal-comida, paranóica... para alguns, o melhor era que não expressássemos esse tipo de opinião.
    Mas achei engraçado ser chamada de nazista, por essa não esperava.
    Não acho que ofendi aos homens em geral, de maneira alguma, e isso nunca foi minha intenção. Existem homens bons e maus, como existem mulheres legais e mulheres sórdidas. Acredito que os que se ofenderam são apenas aqueles que se identificaram com as duas estórias,e que, como o cidadão da paródia, sofem de ginefobia... o ataque é uma forma de defesa...

    ResponderExcluir
  17. La vem eu aqui concertar novamente. Se você não entendeu; não tem ninguem condenando a Camila, e tambem não tem ninguem ficando "putissimos" (como vc disse) aqui.
    Calma!...numa bôa!. O problema é quando a mulher acha na sociedade uma coisa que na visão feminista parece querer atingir a mulher, e na verdade não é isto. por fauta de discernimento cai em paranóia. pra resumir, não tem machismo nenhum ai. é só uma HQ trash, e claro que coisa bôa não vai ter nessas coisas, e agora jogam isso nas costas dos homens. Qualquer besteira que disem em favor da feminista todo mundo apoia. E qualquer besteira que disem contra os homens todo mundo apoia. As feministas tem que dar direito de réplica aos homens, para que elas sejam justas. Pois mulher não conhece homem. "Não concordar" não quer diser "ser contra".
    Os homens morrem de medo de serem chamados de machista e acabam concordando com tudo que a feminista vai diser. è por isso que não fico de nenhum lado, a minha posição é sempre arbitrária para que eu não caia em erro.
    Espero que eu tenha sido claro, pois esse assunto rende muita polêmica. e eu tenho mais o que fazer.
    Tudo de bom pra vocêis. até mais!!

    ResponderExcluir
  18. Interpretação perfeita, Carmilla!

    ResponderExcluir
  19. Olá a todos, principalmente a Carmilla (vampira lésbica, da literatura Bretã, certo?).

    Bom, sou o autor da terrível e execrável HQ Frígida. Aliás, nunca li nada tão ruim quanto essa história. Brincadeiras a parte. Gostei da sua paródia, apensar de, como dito por outros aqui, você não entendeu o real sentido que quis dar à história.

    A primeira impressão percebida por você (repulsa, indignação) deixou a questão artística/narrativa de lado. Hora alguma fiz ou faço apologia à necrofilia. Da mesma maneira que não faço apologia a outras bizarrices sexuais. Falando nisso, essa história Frígida é a primeira de uma série que fala justamente disso: o sexo bizarro. Independente se pela visão masculina e feminina. E convenhamos, é muito mais complicado para uma mulher praticar a necrofilia do que para o homem.

    Li alguns comentários de mulheres falando da repulsa da história e, sinceramente, tenho várias amigas que leram (dentre elas feministas, lésbicas, anarquistas) e gostaram. Ao mesmo tempo conheço mulheres (e homens) que não gostaram. Isso é normal. O que acho errado é criar (fantasmagoricamente) uma interpretação errônea acerca da obra de outro e se colocar como certa. E pior, agir de forma direta com o intuito de ofender os autores, como você, Carmilla, fez.

    Eu não deveria escrever nada aqui, até porque fica parecendo que estou me defendendo e NÃO ESTOU ME DEFENDENDO – a história está feita, gosto e tenho orgulho dela, ainda mais quando vejo a repercussão que isso causa. Liberdade artística existe para podermos brincar até mesmo com o que causa nojo e indignação. O que seria do TERROR se não fosse isso? Muito sem graça provavelmente.

    Acredito que não preciso escrever mais a respeito. Interpretações, mesmo erradas, são válidas. O que não é são ataques diretos aos autores. Saber respeitar, isso é uma posição evoluída dentro de um mundo democrático por direito.

    Quem quiser conversar mais a respeito, tanto da Frígida quanto de outras histórias, estejam livres para enviar emails para: caminhodirato@gmail.com e também conhecer nosso blog (que não é um necrotério) www.tokadirato.blogspot.com

    Me despeço por aqui. Obrigado pela paródia, irei divulgá-la no blog!

    Um abraço,


    Matheus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você então que é o autor e vive disso.
      O que Deus pensa sobre você e suas historias ja parou para pensar nisso?
      Não sou feminista nem lesbica porem antes de declarar mulher sou um ser humano. Você sabe o sofrimento de uma mulher frigida ou de um homem com problema de ejaculação?
      De forma geral é bom colocar nos lugares do outro antes de qualquer coisa.

      Excluir
  20. Que HQ mais escrota! Não é à toa que você teve que dar uma resposta...

    Nossa, que brochante!

    Peraí, a mulher tá morta, o cara chama ela de prostituta, valoriza o fato dela ser virgem[?Ohmygod!] e a interpretação da Carmilla tá equivocada? E Não tem machismo aí? /o\
    Credoemveracruz.


    PS: Detalhe que a mulher nem parece morta. Só parece estar dormindo e ainda tá com a boca aberta. Ainda tô pra ver um cadáver bonitinho assim...
    Já o carinha da HQ é feeeeio de doer...

    ResponderExcluir
  21. É enojante a falta de lucidez dos comentários. Ao menos os que eu tive forças para ler (chegou uma hora que eu desisti) mostram um pensamento ainda mais retrógrado e lamentável que o da própria história em quadrinhos. Parabéns pela explanação lúcida sobre a imundice da história retratada nos quadrinhos que você fez no texto. Eu só não gostei muito da sua sátira em HQ, mas enfim, a reflexão foi válida.
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  22. O autor, que honra!
    espero que tenha se sentido bem vindo ao meu espaço!
    explicando alguns mau-entendidos: nunca disse que minha interpretação era "a certa", o que expus foi uma opinião pessoal e que, sendo a minha própria, obviamente me agrada.
    Realmente não creio que o que expus foi o que os autores quiseram passar, mas foi o que passaram pra mim... o que quis mostrar foi exatamente que, da maneira como a estória foi feita, a mensagem passada para algumas pessoas pode não ter sido exatamente a pretendida pelos autores.
    O desenhista desenha bem, se era isso que você queria que eu dissese quando me informou que eu deixei a questão artística de lado. Mas foi justamente a maneira pela qual o trabalho foi artisticamente feito que me transmitiu todas as más impressões. E já que tocamos no assunto, existe até um "furo" nos desenhos: como a Mila disse acima, a mulher nada tem de cadáver, esses não costumam ser assim maleáveis. Já ouviu falar de rigidez cadavérica? Ela começa a acontecer pouco tempo depois da morte, ainda mais em uma câmera fria... mas, para ficar sensual, esses furos são ignorados, assim a mensagem é melhor passada (ou não).
    Não tenho nada contra pornografia, e a menção ao sexo bizarro em nada me incomoda, cada um com seus fetiches, mas a ideologia transmitida pela maneira como a estória foi feita é que é meio podre.
    Em nenhum momento a estória passa a impressão de que o que acontece é bizarro ou anormal (nem mesmo no final, quando descobrimos "a verdade"), pelo contrário, o ato é mostrado, através da sequencia de desenhos e do texto, como algo renovador... determinação, apaziguamento, satisfação... mente em paz, limpa...
    Existe uma clara tentativa, todo o tempo, de transmitir sensualidade ao ato.
    fossem os desenhos feitos pelo Marcatti e a mensagem seria outra...

    Pense nisso quando for fazer outras estórias da sua série bizarra, talvez a mensagem passada não foi exatamente a que você quis...
    a propósito, só a título de observação, não vejo porque você deva achar complicado para uma mulher praticar necrofilia... alguém que pretende falar sobre sexo bizarro deveria saber que o ato sexual não se restringe à penetração da mulher pelo homem...

    No mais, obrigada pelo elogio, espero que tenha sido sincero e fico feliz e orgulhosa se você realmente tiver falado sério sobre divulgar-me em seu blog.

    outro abraço,
    Carmilla.

    ResponderExcluir
  23. eca, que nojo, achei muito boa a crítica feita na mesma linguagem e gostei do texto também.
    não acho que ofende aos homens em geral, os menininhos que se ofenderam é porque não aceitam ser criticados em seus pensamentos, especialmente se a crítica é bem construída e feita por uma MULHER!

    ResponderExcluir
  24. Se a primeira tirinha é vista como mera brincadeira, a segunda não pode ser vista de outro modo. Usa-se a liberdade de expressão e o exagero como argumento. Se na primeira houve apenas uma apologia ao sexo sem sexismo, no segundo ilustrou-se outro problema proveniente do sexo.

    ResponderExcluir
  25. NÃO ENTENDI NADICA DO QUE A BRUNINHA QUIS DIZER...

    ResponderExcluir
  26. Muito legal. Muito bom mesmo. So nao entendi pq a autora diz que nao é feminista... seus quadrinhos demonstram que sim... sobre paranóias das femninistas, que os otarios citaram ali em cima, é pq eles não se aguentam, ficam emputecidos quando percebem que a ideologia faz sentido e que podem perder seus postos de machões fudedores...

    ResponderExcluir
  27. "Postos de machões fudedores"?... quem precisa disso. O que nós homens vamos ganhar mostrando pros outros o que somos isso ou aquilo? Quem tá exaltando o tal "machão fudedor" é vc.

    ResponderExcluir
  28. Anônimo, se não fosse assim, os homens não teriam que ficar provando a masculinidade o tempo todo. Não seja cínico.

    ResponderExcluir
  29. hauhauhuah acho engraçado pq isso é uma hq porno,honestamente hqs de sacanagem não tem lá muito conteudo são apenas um escapismo da galera que curte o onanismo para mim ( desculpe se ofendo alguem) então é o fetiche estranho do cara não vejo nada alem de ser extremamente DOIDA para dizer o minimo

    ResponderExcluir
  30. timidez, nudez
    tudo de uma vez
    o gozo.

    A casa é sua. :0)

    ResponderExcluir
  31. Aqui falta um poco de empatia.
    Como é possível declarar-se sensível a uma situaçao que jamais foi vivida. Um homem pode saber o que é sofrer ou ser injustiçado a causa de machismo se está criado dentro de uma sociedade machista? Que critério pode ter um homem branco sobre o racismo se jamais foi discriminado pela cor da sua pele? Por outro lado, os injustiçados sim percebem mais a diferença, e por isso falam.
    Tenho certeza que esta hq nao passa de uma fantasia e é até saudável que ela seja realizada no mundo das ideias para que nao se torne realidade.
    Mas também é necessário que os autores tenham a consciência de que utilizam alguns argumentos machistas, talvez de forma inconsciente, pois é bem provavel que jamais tenham sofrido com isso ou pensado no assunto.

    ResponderExcluir
  32. Eu sou mulher e concordo com o post do autor.
    Principalmente nessa parte

    "Liberdade artística existe para podermos brincar até mesmo com o que causa nojo e indignação. O que seria do TERROR se não fosse isso? Muito sem graça provavelmente."

    Talvez faça sentido quando minha mãe diz que tenho cabeça de homem (antes que julguem, não sou lésbica e tenho um companheiro).

    Em nenhum momento pensei em necrofilia enquanto li esse pedaço de estória, ou qualquer coisa do tipo. Acho que se eu levasse essa estória pro lado "pessoal" eu não leria a maioria das coisas que leio (gosto do gênero de terror, e há coisas muito mais horríveis em que poderiam ser criadas muitas críticas se levasse pra esse lado).

    Não é porque o autor passou uma ideia (livremente como um artista pode ser) que ele a apoia em seu cotidiano, ele não passou isso na estória.

    Camilla está de parabéns por colocar sua opinião livremente também e chamar atenção para isso sem medo (que muitas mulheres tem porque serão xingadas), é uma coisa que admiro muito, apenas não concordo com você.

    ResponderExcluir
  33. Parabéns Camila e não ligue pelas ofensas,e xingamentos a cultura infelizmente em nosso país é machista e quando vê opiniao de mulheres em suas areas como futebol, pornografia entre outros assuntos, si sente o direito de ofender mesmo e rotular as mulheres que tem senso critico e que expoe sua opiniao. Agora quem perde com isso são eles proprios não reconhecendo que todos somos seres humanos racionais independentes de homens e mulheres temos direito de expor esquecendo disso si torna irracional ofendendo alguem sem conhecer por apenas ter exposto sua opinião.Como si vê acima.

    ResponderExcluir
  34. Caraca, zapeando sem querer parei aqui.
    Mesmo cinco anos depois, vou dar minha opinião. Quanta paranóia por nada! Saíram para caçar pardal armados com bazuca! Uma história boba, pueril, de uma perversão sexual, que gerou tanta ideologia de botequim. Papo de machista aqui, feminista ali, blablabla...
    Por isso que e possível existir um EI. Tem muito fundamentalista por ai!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Valeu por comentar. A polêmica foi interessante. Me rendeu um artigo. Se quiser ler avise.

      Excluir
  35. Caraca, zapeando sem querer parei aqui.
    Mesmo cinco anos depois, vou dar minha opinião. Quanta paranóia por nada! Saíram para caçar pardal armados com bazuca! Uma história boba, pueril, de uma perversão sexual, que gerou tanta ideologia de botequim. Papo de machista aqui, feminista ali, blablabla...
    Por isso que e possível existir um EI. Tem muito fundamentalista por ai!

    ResponderExcluir